A Feira

  1. Início
  2. A Feira
  3. Sobre a Expoforest

Sobre a Expoforest

O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante. Segundo o relatório da Ibá 2016, o País possui mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.

Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.
A Expoforest – Feira Florestal Brasileira nasceu dentro deste contexto ainda em 2008 quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

As duas últimas edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper. Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a Expoforest será realizada em Santa Rita do Passa Quatro, Região de Ribeirão Preto (SP).

Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

Histórico da Feira

Nos mais de 38 anos de eventos ininterruptos, ligados a Colheita e Transporte Florestal sempre foi discutido entre os vários fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos o sonho de se ter no Brasil uma feira que pudesse apresentar de forma dinâmica a tecnologia voltada para a produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Este sonho se tornou realidade na edição de 2011, quando então as empresas parceiras, por meio de um conselho gestor - formado na época por Caterpillar, Komatsu Forest, John Deere e Ponsse - motivaram a concretização da Expoforest - Feira Florestal Brasileira, que foi organizada pela Malinovski se tornando a única feira florestal dinâmica da América Latina.

O que esperar da edição 2018

200
4
250
25000
Conheça o local da Expoforest 2018