A um ano do início da Expoforest 2018, os preparativos já começaram na área da International Paper
O ano de 2017 ainda está longe de terminar, mas os primeiros trabalhos na área da Expoforest 2018 já tiveram início, no verdadeiro espírito Extreme. Dos 200 hectares cedidos pela International Paper para a realização da feira que acontecerá de 11 a 13 de abril de 2018, na região de Ribeirão Preto (SP), 27 já foram colhidos. Após cinco dias de trabalho, com máquinas trabalhando 24 horas por dia e 50 horas efetivas de corte, cerca de 35.500 árvores foram cortadas, em uma média de 700 árvores por hora.
Após dias de trabalho intenso, as áreas de estacionamento, estática, dinâmica de silvicultura e trilhas já estão prontas para as próximas etapas de destoca e nivelamento. “Organizar uma das feiras mais complexas do Brasil é uma tarefa que exige grande preparação logística por parte da organização, especialmente no que diz respeito à preparação das áreas dinâmicas”, detalha Jorge R. Malinovski, diretor geral da Expoforest.
A única feira florestal dinâmica da América Latina já tem mais de 70 expositores confirmados. De acordo com os organizadores, a decisão de participação antecipada permite que elas também se organizem para apresentar seus lançamentos de forma adequada em 2018. “Além disto, já programamos uma agenda de visitas e em breve as empresas expositoras poderão visitar a área da feira e definir suas ações in loco”, explica Malinovski.
As expectativas para a edição 2018 se baseiam no sucesso das feiras anteriores: em sua terceira edição, realizada em Mogi Guaçu (SP), a Expoforest contou com 208 empresas que apresentaram máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas para produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal de 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal e de 27 países estiveram presentes no evento. Durante a sua realização, mais de R$ 152 milhões foram fechados em negociações comerciais.
As empresas interessadas em expor seus produtos e serviços na Expoforest 2018 podem fazer contato com a equipe comercial pelo email: comercial@malinovski.com.br ou pelo telefone (41) 3049-7888.
Dados
5 dias de trabalho
Máquinas operando 24h por dia
2.200 L de combustível consumidos
50 horas efetivas de corte
700 árvores cortadas por hora
35.500 árvores cortadas ao todo
27 hectares colhidos
200 hectares formam a área total
Serviço:
Expoforest 2018
Data: de 11 a 13 de abril de 2018
Local: Região de Ribeirão Preto (SP)
Telefone: +55 (41) 3049-7888 / (41) 999-243-993
E-mail: expoforest@malinovski.com.br
Já reconhecida pelo mercado florestal como a mais importante feira do Brasil, nesta semana, a Expoforest foi apresentada a mais de 120 empresários como a maior e mais importante feira florestal de 2018, assim como a mais extrema. “Em 2018, a Expoforest será a principal feira florestal do calendário mundial. Além disto, nossos expositores e visitantes poderão vivenciar toda a “pegada extrema” da feira. Não há dúvidas que em nível mundial, ela é uma das feiras dinâmicas que possui a maior quantidade de operações de colheita, biomassa e transporte de madeira. Por isto, desenvolvemos a campanha – Extreme Forestry Fair”, justificou Jorge R. Malinovski, diretor geral da Malinovski, empresa organizadora da feira.
Apostando e defendendo este conceito, empresas como a Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest, Ponsse, Volvo, Scania, Tracbel, New Holland, Agroceres, Syngenta, FMC, Liebheer, Sthil, entre dezenas de outras, assinaram pré-contratos de participação na Expoforest 2018. “Estas confirmações ampliam a responsabilidade que temos como organizadores frente aos nossos parceiros e o mercado florestal brasileiro, que esperam por um evento ainda mais completo”, afirmou Jorge R. Malinovski.
A expectativa da organização para a edição 2018 é de crescimento de 20% em relação ao número de expositores. O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2018, no município de Santa Rita do Passa Quatro, cidade localizada na região de Ribeirão Preto, em uma área de 200 hectares de eucalipto clonal. A International Paper abrirá novamente as suas portas para a realização da Expoforest. “Agradecemos imensamente o apoio dado pela empresa e pela dedicação em nos auxiliar na escolha do melhor local para a realização da próxima edição”, agradeceu o diretor geral da Malinovski.
Denis Carmanhani, da International Paper, também falou sobre a parceria. “É uma honra para a IP estar nesta parceria com a Expoforest há seis anos. Seremos novamente os anfitriões e desejamos que a nossa parceria se perpetue por muitas edições”, afirmou. Denis também falou sobre o potencial do setor florestal e de seus desafios “Estamos passando diversos desafios como de produtividade, logística, tecnologia operacional, portanto, ter uma feira como essa proporciona um ambiente de networking e desenvolvimento espetacular. Ela é um legado que deixaremos para o futuro do setor”, afirmou.
O chefe geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, também compareceu ao lançamento e destacou a importância do setor florestal. “O setor, mesmo com a crise, cresceu 3% gerando cerca de 70 bilhões de dólares, este resultado nos dá muito orgulho e nos ajuda a passar pelo momento de transformação que temos vivido, isto é altamente positivo para todo o setor florestal brasileiro”, destacou.
Alguns representantes do Conselho Gestor da Expoforest, formado pela Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest e Ponsse também participaram do evento e dividiram as suas opiniões com os presentes sobre a próxima edição da feira. “A relação da Caterpillar com a Malinovski começou há quase 40 anos e temos muito orgulho disto. Fazer parte do Conselho para nós é muito importante porque podemos auxiliar nas ações estratégicas da feira”, defendeu Pedro Aragão da Caterpillar.
Lonard do Santos, gerente de marketing e vendas da Komatsu Forest, reforçou o entusiasmo em relação a Expoforest. “Hoje é um orgulho saber que ela faz parte do calendário mundial de feiras. Como todos sabem, nem sempre o Brasil tem uma imagem tão positiva devido a sua organização e falta de tecnologia, porém o setor florestal tem mostrado tecnologia suficiente para bater de frente com os demais mercados mundiais e a Expoforest reforça isso”, avaliou.
Fernando Campos, da Ponsse, lembrou a participação da empresa nestes 10 anos de atividade no Brasil. “Somos a empresa mais nova, mas sempre apostamos na Expoforest. É um prazer fazer parte do Conselho e poder contribuir para a organização da feira, que já tem ganho uma representatividade internacional muito importante. Além disto, ela é uma oportunidade de apresentação por meio dos expositores de tecnologias que auxiliam no crescimento do setor e que estão disponíveis ao redor do mundo.”
As empresas interessadas em expor seus produtos e serviços na Expoforest 2018 podem fazer contato com a equipe comercial pelo email: comercial@malinovski.com.br ou pelo telefone (41) 3049-7888.
O evento:
A Expoforest é uma feira florestal dinâmica, que em sua terceira edição, realizada em Mogi Guaçu (SP), contou com 208 empresas que apresentaram máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas para produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal de 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal e de 27 países estiveram presentes no evento. Durante a sua realização, mais de R$ 152 milhões foram fechados em negociações comerciais. A organização da Expoforest é da Malinovski.