Com o advento e desenvolvimento das geotecnologias, o monitoramento de ativos e a gestão florestal estão se tornando atividades cada vez mais precisa, eficientes e especializadas. Empregando ferramentas como drones, VANTs, câmeras multiespectrais e softwares integrados, as geotecnologias nos permitem um vislumbre do futuro das florestas plantadas no planeta.

“É sob esta ótica florestal que empresas prestadoras de serviços, fabricantes de máquinas e equipamentos, fabricantes de insumos, instituições de ensino e pesquisa e outros milhares de visitantes se reunirão na maior feira florestal dinâmica da América Latina, para discutir e expor o que há de mais atual em tecnologia aplicada a execução de rotinas, ao monitoramento de processos e na gestão de ativos”, diz Rômulo Souza, diretor da Spectrum Inteligência Florestal.

De acordo com o diretor da empresa, para a Spectrum, a participação na Expoforest não é simplesmente uma oportunidade de geração de novos negócios com a alavancagem das vendas, mas também uma oportunidade para dialogar com pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, ouvindo delas relatos de seus desafios operacionais, suas demandas e anseios, “para então customizar soluções que verdadeiramente atendam às suas necessidades, com qualidade, prazo e custo”.

Na Expoforest, a Spectrum estará presente com sua linha de monitoramento aéreo com drones, apresentando cases de sucesso no monitoramento e quantificação de resíduos de processo pós-colheita, stand de plantio aos 15 dias, contagem e homogeneidade florestal, além da linha de sensoriamento remoto com imagens de satélite para detecção de pragas e doenças e o novo portfólio de produtos LIDAR (Light Detection And Ranging) embarcado em drones.
O estande da empresa é o 78, localizado na área estática da Expoforest. A 4ª edição da Feira Florestal Brasileira ocorre de 11 a 13 de abril deste ano, no município de Santa Rita do Passa Quatro, região de Ribeirão Preto (SP).

A realidade extreme do cotidiano florestal é um fato que impõe às empresas do setor grande necessidade de zelar pela segurança de todos os indivíduos envolvidos em suas operações. Para garantir a integridade física e psicológica de profissionais como operadores de equipamentos e técnicos de manutenção, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de qualidade confiável são indispensáveis no dia a dia florestal.

Há mais de 30 anos no mercado, a Tecmater é uma empresa especializada na produção de EPIs e acessórios de segurança para o setor agroflorestal no Brasil e na América Latina. Buscando expandir horizontes de negócios, a empresa irá expor seus produtos aos mais de 30 mil visitantes aguardados na 4ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira.

“A Tecmater vê na Expoforest a oportunidade de demonstrar novos produtos e trocar relacionamento com o setor. O evento é importante para demonstrar que o setor florestal brasileiro é um dos carros chefes da economia nacional, sempre se destacando pela sua estabilidade econômica e pelo ótimo nível de desenvolvimento tecnológico das empresas envolvidas”, declarou a empresa aos organizadores.

Na Expoforest, a Tecmater apresentará aos visitantes vestimentas e acessórios para operadores de motosserra e roçadeira, além de uma camisa especial que repele insetos, problema muito comum nas atividades rurais e especialmente pertinente nas florestas.

A empresa estará presente no estande nº 77, localizado na área estática da feira. A 4ª edição da Feira Florestal Brasileira ocorre de 11 a 13 de abril deste ano, no município de Santa Rita do Passa Quatro, região de Ribeirão Preto (SP).

Máquinas projetadas para operações pesadas como a atividade florestal, em especial para o corte e extração de madeira, necessitam de componentes robustos e projetados para superar os desafios do dia a dia no campo. Para as máquinas florestais, com exceção dos equipamentos de esteiras, pneus especialmente fabricados para a realidade das demandas da floresta são essenciais.

Abrangendo todos os segmentos da cadeia produtiva florestal, a Expoforest 2018 contará com empresas especializadas em pneus florestais entre seus expositores. A Comercial Rodrigues é uma dessas companhias, que estará presente com lançamentos e novidades para o setor de florestas plantadas.

“Optamos por participar da Expoforest com o objetivo de divulgar as nossas soluções para o segmento e captar novos clientes para alavancar novos negócios, pois estamos investindo fortemente em soluções para pneus florestais”, relata Renata Medeiros, do marketing da Comercial Rodrigues.

Ainda, Renata enfatiza que a participação na feira é “de suma importância, pois prova que cada vez mais os empresários brasileiros estão preocupados com a manutenção de investimentos nas empresas florestais, permitindo a manutenção do setor como líder mundial de produção”.

Na Expoforest, a empresa apresentará suas soluções em correntes e esteiras florestais, pneus florestais e equipamento de verificador de pressão de pneus. O estande da Comercial Rodrigues na feira é o 103, localizado na área estática da feira, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril, em Santa Rita do Passa Quatro (SP) das 09h00 às 17h00.

Infelizmente, a ameaça dos incêndios em florestas plantadas ainda é uma preocupação
constante para toda empresa de base florestal, seja de grande ou pequeno porte. Embora
seja improvável que esse desafio seja completamente eliminado, é possível controlar,
prevenir, combater e conter os focos de incêndio com o auxílio de tecnologias
especializadas e métodos adequados.
Devido às demandas específicas do combate a incêndios em áreas florestais, as empresas
que produzem e comercializam soluções para este segmento buscam conhecer a realidade
do campo e compreender as demandas do mercado. Por isso, a Matabi do Brasil, filial da
empresa espanhola Goizper S. Coop, fundada em 1959, estará presente como expositora
da 4ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira.
“A Matabi atua no setor florestal em diferentes países, com equipamentos especializados no
combate a incêndios como o Evolution 12-16 L e o Extintor Forestal. Acreditamos que a
Expoforest é uma feira de relevância considerável, devido à importância do mercado
nacional”, relata Ainhoa Bolinaga, da Matabi do Brasil.
Com sua participação confirmada, a empresa já está convidando seus clientes de
cooperativas e revendas da região de SP-MG- PR para conferir os lançamentos de perto.
Você também pode conhecer as soluções da Matabi visitando o estande nº 124 na área
estática da feira, que ocorre dos dias 11 a 13 de abril, em Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Com o crescimento do setor florestal, empresas tradicionais do setor agrícola começam a despertar para as oportunidades deste mercado. Este é o caso da Jacto, empresa tradicionalmente conhecida pela fabricação de soluções para agricultura de precisão nos segmentos de pulverização e adubação, além de colhedoras para café.

De acordo com Emerson Mello, do marketing global da Jacto, a empresa tem alguns produtos que são utilizados no segmento florestal e apresentá-los na Expoforest é uma excelente oportunidade. “Do ponto de vista da Jacto, a feira é o evento mais importante no segmento florestal, contando com a presença das principais empresas de produtos e serviços do segmento, com grande público e com participação internacional”, destaca.

Quem visitar a Expoforest, de 11 a 13 de abril, poderá encontrar os seguintes destaques no estande da empresa: Jacto DJB, um dosador e pulverizador costal movido a bateria; a Jacto PR-40, uma tesoura de poda movida a bateria; e o Jacto Spray Tracker, um APP que associa o monitoramento do operador, rastreando o caminho percorrido pelo mesmo e identificando onde ele gastou mais tempo ou foi mais rápido. Para saber mais visite a empresa no estande 93 da área estática.