Em artigo intitulado “Florestas plantadas: o futuro da bioeconomia”, o presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, Zaid Ahmad Nasser, defende que o plantio de árvores para produção de madeira é o que garante a preservação das espécies nativas. “Entendemos que, além da contribuição direta como fonte de insumo para os mais diversos fins, as árvores plantadas são um fator-chave para a redução da pressão sobre a necessidade de extração de madeira de áreas nativas.”

Segundo o engenheiro florestal, no Paraná, para cada hectare de área plantada, existe mais um hectare de floresta nativa, destinada à preservação. “Há imóveis rurais em que o percentual utilizado para plantios de florestas de uso comercial chega a somente 38%. Grande parte permanece com a vegetação nativa preservada”, conta ele no artigo.

A íntegra do artigo pode ser acessada no site do Grupo Index: https://indexgrupo.com.br/florestas-plantadas-o-futuro-da-bioeconomia/

A Suzano vem divulgando imagens da evolução das obras de construção da nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo (MS). No pico da obra cerca de 10 mil trabalhadores estarão envolvidos simultaneamente. Destaque para o avanço da linha de fibras e da extratora de celulose.

Anunciado em maio de 2021, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 19,3 bilhões. No pico das obras serão gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica será a unidade mais competitiva da Suzano. A expectativa é que produza 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, com 3 mil trabalhadores, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial.

Veja o filme com a evolução das obras do empreendimento em Ribas do Rio Pardo em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4BPYTcFoxo

 

A Região Sudeste teve crescimento na área plantada, em 2021, com aumento de 30,7 mil hectares (0,9%). De acordo com o levantamento do IBGE, denominado “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) – 2021”, houve redução de 1,4% nas áreas com florestas plantadas no país. Isso significa uma diminuição de 138,9 mil hectares. Segundo o PEVS, a área total da silvicultura é de 9,5 milhões de hectares, dos quais, 7,3 milhões, ou 76,9% são de eucalipto.

A Região Sul, onde estão 31,9% das áreas de florestas plantadas com pinus e eucalipto no país, teve redução de 2,7%. Juntos, eucalipto e pinus foram responsáveis pela cobertura de 96,0% das áreas cultivadas com florestas plantadas para fins comerciais no país, em 2021.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Economia, a celulose ocupou o nono lugar no ranking das exportações totais do país em 2021 (2,4%). O Brasil é maior exportador mundial de celulose, com 16,2 milhões de toneladas em 2021.