O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em São Paulo no início do mês para uma série de compromissos. Entre eles, Zema teve reunião na sede da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), com o presidente da entidade, Paulo Hartung. Zema apresentou as potencialidades de Minas Gerais e reafirmou que o estado está preparado para receber mais investimentos do setor.

De acordo com o governo mineiro, Minas é o estado com a maior área de florestas plantadas no Brasil, com 2,3 milhões de hectares de área cultivada e 1,3 milhão de hectares de área preservada. O estado, além de produtor de celulose, é grande fornecedor de carvão vegetal para as siderúrgicas.

Durante o encontro, Zema apresentou os principais avanços de Minas em diversas áreas nos quatro anos de gestão, com destaque para o maior superávit orçamentário da história, de R$ 2,2 bilhões. No mesmo dia, o governador se encontrou com executivos da Suzano Papel e Celulose.

 

Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG

As exportações de Mato Grosso do Sul em janeiro de 2023 cresceram 7,17% em relação ao mesmo período do ano passado, fechando em US$ 565,46 milhões. O resultado foi puxado pelas vendas externas de milho, celulose, carne bovina, carne de aves e óleos vegetais, conforme os dados na Carta de Conjuntura o Setor Externo de Janeiro/2023, divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Depois do milho, o produto com maior participação foi a celulose, responsável por 23,59% do valor total e que teve um crescimento de 23,08% em relação a janeiro de 2022.

O principal destino das exportações de Mato Grosso do Sul é a China. As compras feitas pelo país representaram 27,13% do valor total exportado pelo estado. Os dois principais portos de escoamento dos produtos sul-mato-grossenses são: Paranaguá, com 38,65% das operações, e Santos, com 29,65%.

O principal município exportador foi Três Lagoas, com cerca de 34,06% dos valores exportados, puxado pela produção de papel e celulose.

Com uma tradição profissional em engenharia florestal, a Malinovski carrega no DNA o networking e o fomento ao setor. Desenvolver inteligência de mercado faz parte do core business da empresa, que busca ir sempre além da floresta, fortalecendo relacionamentos e estimulando negócios, inclusive em outros países.

Pensando no desenvolvimento do setor florestal brasileiro e da indústria da madeira nacional, a Malinovski passou a compartilhar a partir de fevereiro, um relatório em inglês, com informações macro da cadeia produtiva de florestas plantadas.

O conteúdo, denominado “The Forestry Sector in Brazil”, foi criteriosamente desenvolvido pelo time de consultoria da Malinovski. Os números demonstram o tamanho do setor no nosso país e reforçam as oportunidades ao mercado externo. O documento também traz uma apresentação da Expoforest, a maior feira floresta dinâmica do mundo. Para obter o relatório basta acessar o site da Malinovski: www.malinovski.com.br, e fazer o download do arquivo.