A fabricante de painéis MDF, Sudati Painéis, recebeu Licença Ambiental para ampliação da unidade em Otacílio Costa, região Serrana de Santa Catarina. A empresa brasileira especializada em MDF revestido, opera desde dezembro de 2008. Os produtos são destinados a fabricação de móveis, ambientes internos e decoração.
No início de março foi formalizada a licença para ampliação, na sede do governo do estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Concedida pelo órgão ambiental estadual, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Licença Ambiental de Instalação (LAI) permite o início das obras, que têm investimento previsto na ordem de R$ 1,3 bilhão e devem triplicar a capacidade de produção da fábrica.
A empresa Sudati Painéis esteve representada pelo presidente Luiz Alberto Sudati, o vice-presidente, João Eduardo Pedroso Sudati e o CFO da empresa, Ivânio Oliveira Vaz. A reunião foi conduzida pelo governador Jorginho Mello e contou com a presença da presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles.
A previsão é de que a obra gere em torno de mil empregos e trezentas vagas de trabalho após o término da obra.
Foto: Eduardo Valente/SECOM
No início de março foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) para o triênio 2023/2026. Os novos conselhos, de administração e fiscal, assumiram a gestão da entidade pelos próximos três anos, durante solenidade realizada em Curitiba (PR).
O atual presidente, Juliano Vieira de Araujo, da F.V. de Araujo S/A., permanece no cargo. “Iniciamos esta nova gestão atentos ao comportamento do mercado, que dá sinais de mudança no Brasil e nos principais mercados consumidores dos produtos brasileiros, com novas dinâmicas e adequações do consumo após os anos de pandemia. O cenário suscita atenção, mas acredito na força da união e esforço conjunto de todas as empresas vinculadas à Abimci para a superação dos desafios”, afirmou Juliano.
Entre as principais pautas da gestão 2023/2026 estão: sustentabilidade, crédito de carbono, ESG, suprimento florestal, barreiras tarifárias e não tarifárias, madeira na construção civil e oportunidades de mercado.
Foto: Gelson Bampi
Com mais de 60 anos de trajetória, a Motocana é uma empresa de movimentação de carga que produz soluções sob demanda para os segmentos: florestal, canavieiro, sucateiro, guindastes e outros. Responsável pelo lançamento da primeira carregadora de cana no Brasil, a empresa de Piracicaba/SP está no setor florestal desde 1985. Atualmente, a Motocana exporta para mais de 17 países e traz a inovação em seu DNA, com os novos lançamentos e upgrades: entre os últimos está o Caminhão Tanque Bombeiro TBM 15.000.
Visitantes da Expoforest 2023 poderão conhecer o TBM 15.000, entre outros equipamentos já consolidados no segmento florestal, como a Carregadora Florestal CM 50 FL 300 com patola, montada no sistema hidráulico do trator e garra G 28. Utilizada para a movimentação de madeira em pátios de indústrias e caldeiras em geral, é líder de vendas da linha florestal da Motocana.
“A Motocana levará equipamentos de confiança e qualidade, que o cliente conhece há quase 40 anos, mas também novidades, como o Caminhão Tanque Bombeiro TBM 15.000. Além disso, temos outros lançamentos ainda não divulgados que pretendemos mostrar na feira”, conta o gerente geral da empresa, Renato Campos.