O empresário Jackson Wijaya, fundador da Paper Excellence e acionista da Eldorado Celulose, esteve com autoridades brasileiras em Nova York, no dia 10 de maio, acompanhado pelo CEO da empresa no Brasil, Claudio Cotrim. Wijaya falou sobre seus planos de realizar novos investimentos estratégicos no país, além da construção da nova linha de produção da Eldorado Celulose, já prevista para Mato Grosso do Sul.

“Temos planos de investir 4 bilhões de dólares em um novo projeto no Brasil de 2,5 milhões de toneladas de celulose”, revelou Jackson Wijaya no encontro. A Paper ainda está estudando a melhor região para o novo investimento, que vai gerar mais de 2,5 mil empregos diretos, sem falar dos indiretos que serão gerados durante a obra.

No encontro, Wijaya também comentou sobre a responsabilidade socioambiental e às iniciativas globais para a estratégia ESG e descarbonização em cada região de atuação. Desde a criação em 2006, a Paper Excellence vem realizando recorrentes investimentos ambientais e aprimoramentos operacionais em suas instalações. Recentemente recebeu o prêmio BC Cleantech Awards 2023, no Canadá, por suas inovações nos segmentos de energia limpa e sustentável. Atualmente, 96% do consumo de energia elétrica de todo o grupo é renovável e 100% das operações florestais possuem certificação internacional.

A Paper Excellence está em quatro países: Canadá, Estados Unidos, França e Brasil, com 60 fábricas e mais de 21 mil funcionários pelo mundo.

Durante a Semana Florestal Brasileira, da qual a Expoforest faz parte, dois grandes encontros técnicos estão programados para os dias 07 e 08 de agosto. O 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura, principal palco de discussões sobre silvicultura do Brasil, é organizado pela Malinovski e pela Embrapa Florestas. E o 19º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira, considerado um dos eventos técnicos mais antigos do setor florestal no mundo todo.

O Encontro Brasileiro de Silvicultura abordará temas como: os desafios para a produção florestal, silvicultura digital, cases de inovação e tecnologia e os rumos da mecanização e escassez de mão de obra.

Já o Seminário de Colheita e Transporte de Madeira, evento com 46 anos de tradição no setor florestal brasileiro, tratará das principais tendências, novidades e tecnologias sobre colheita e transporte de madeira disponíveis no Brasil e em outros países que têm a indústria da madeira como uma das principais atividades econômicas.

Entre quase 50 palestrantes nos dois eventos, grandes especialistas do Brasil e do exterior compartilharão conhecimento com profissionais interessados em atualização e networking de alto nível.

Os dois eventos acontecerão simultaneamente no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto/SP. Confira a programação completa no site da Expoforest: www.expoforest.com.br