No fim de maio, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) lançou, em parceria com diversos órgãos e instituições do estado, a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2023. O slogan “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora”, reforça a mensagem de que a prevenção é o melhor caminho e que todos somos responsáveis.

Segundo o presidente da APRE, Zaid Ahmad Nasser, o objetivo é atuar na conscientização. “Para diminuir os riscos e, ao mesmo tempo, podermos agir rápido em caso de emergência, precisamos investir na prevenção e na informação. Queremos mostrar que todos são responsáveis por cuidar do meio ambiente. Sabemos que, mesmo com esse trabalho, incêndios ainda podem ocorrer, e precisamos estar preparados. Então, a campanha também atua nessa parte de levar o conhecimento às pessoas para que saibam agir ao avistarem um foco”, destacou.

Nasser lembrou, ainda, que programas de prevenção e combate a incêndios florestais já fazem parte do calendário das empresas florestais há muitos anos, e a APRE e suas associadas sempre buscaram se antecipar ao problema, prevenindo a dispersão do fogo para áreas florestais e comunidades do entorno. As ações incluem torres de monitoramento, pessoas treinadas, brigadistas, equipamentos e um canal de comunicação com a comunidade do entorno, além de uma ampla rede de contatos entre as empresas para acompanhamento e troca de informações e alertas.

“Todo esse conhecimento nos trouxe bagagem para que pudéssemos organizar uma campanha de âmbito estadual, porque entendemos que, em conjunto, podemos desenvolver um trabalho ainda mais assertivo. Nosso objetivo é que a informação chegue ao maior número de pessoas possível e que isso ajude a diminuir os riscos de ocorrência de incêndios florestais e suas consequências. Por isso, só posso agradecer a cada uma das instituições que acreditou na ideia e faz parte deste projeto com a APRE”, declarou.

Foto: Apre

O setor florestal é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Consequentemente, tem crescido também a demanda por profissionais nas mais variadas frentes de atuação desta área. Pensando nisso é que a Malinovski desenvolveu o Expoforest Emprega, um espaço dedicado a captação de currículos de profissionais interessados em trabalhar no setor.

Para participar é preciso preencher um formulário que está dentro do site da Expoforest, na área Expoforest Emprega, inserir o link de acesso ao um portfólio profissional ou anexar este documento em formato PDF. O currículo será cadastrado em um banco de talentos profissionais o qual terão acesso todas as empresas que apoiam a ação Expoforest Integra, que tem como principal objetivo divulgar e fortalecer a maior feira florestal dinâmica do mundo, a Expoforest.

Dentro da sessão Expoforest Emprega estão algumas dicas de como montar um currículo completo, e também como destacar as principais qualidades e habilidades profissionais.

Foto: Shutter

A catarinense Kolecti atua há 10 anos na prestação de serviços de implantação de pomares, resgate de material genético, polinização, coleta e beneficiamento de sementes de pinus e eucalipto. Confirmada entre as expositoras da Expoforest, a empresa que atende gigantes do setor de base florestal brasileiro, terá os trabalhos de polinização como destaque na feira.

Uma das expertises da Kolecti, a polinização controlada, pode ser utilizada para realizar cruzamentos específicos entre os melhores genótipos, maximizando os ganhos das florestas. “Realizamos desde polinizações, massais, de dialelos e suplementares”, conta Júlio César Soznoski, diretor da empresa.

A tecnologia de aplicação do pólen varia de acordo com a localização das flores na planta, podendo ser feita manualmente, no solo (com quadriciclo); ou em altura, com auxílio de cesta aérea, ou drone. A polinização da Kolecti com drone é realizada em parceria com a empresa norte-americana Dropcopter, que desenvolveu a tecnologia de um dispenser exclusivo, específico para a aplicação de pólen.

A tecnologia de polinização suplementar vem demonstrando resultados surpreendentes no aumento de produtividade e qualidade de sementes e frutos, de espécies florestais, cereais, hortícolas e frutíferas.

“Visite nosso estande na feira e conheça mais sobre essas oportunidades para aumentar a produtividade do seu negócio”, convida Júlio César.

Foto: Kolecti