A Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, apresenta pela primeira vez o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV com novas especificações para o mercado de floresta. Equipado com barra de 18 metros e 4.000 litros de reservatório, o veículo executa a pulverização sem a necessidade de um operador atuando presencialmente na máquina.
O controle interativo do equipamento é realizado por meio de um console que pode estar na mão do responsável pela operação. A tecnologia permite trabalhar com mais de um “JAV” ao mesmo tempo, com a função comboio, alinhamento virtual das máquinas e configuração individual das tarefas para cada veículo.
Outra característica do pulverizador autônomo florestal é a detecção inteligente de obstáculos. Isso significa que o JAV irá parar automaticamente quando identificar algum obstáculo, ficando a critério do responsável pela operação a decisão de seguir ou não adiante.
Em termos econômicos, o pulverizador Arbus 4000 JAV oferece corte de seções automático, ou seja, liga e desliga automaticamente a pulverização ao entrar e ao sair do talhão ou ao passar em algum ponto onde já houve a aplicação. Desta forma, o agricultor consegue uma maior economia de produtos.
O motor diesel de 132 cv, aliado ao sistema de suspensão independente, possibilita trabalhar com maiores velocidades e mais durabilidade para o chassi. Outro destaque da tecnologia veicular é o sistema direcional traseiro UNITRACK, que permite operar com menor raio de giro, reduzindo o tempo de manobra nos carreadores, consequentemente, aumenta o rendimento operacional em hectares por hora.
“Com essa nova especificação do pulverizador autônomo, a Jacto reforça sua atuação em tecnologias para operações autônomas. A empresa já conta com o Arbus 4000 JAV para citrus e outras culturas perenes e agora ingressa no segmento florestal”, diz Fabio Torres, gerente de negócios da Jacto Next, área de serviços digitais da Jacto.
O equipamento está em fase de validação, que é uma etapa em que não só o veículo é avaliado em termos de projeto, mas também se verifica a adequação da tecnologia à realidade das operações em florestas. Somente após a aprovação desta etapa, o Arbus 4000 JAV, com estas novas especificações, passará a ser produzido em escalas maiores e estará disponível ao mercado com um modelo inédito de comercialização em forma de assinatura. “Funciona como uma solução completa de aplicação, monitoramento da operação de pulverização e tecnologia veicular de ponta, com ganhos transformadores baseados em informações coletadas tanto pela máquina como no ambiente”, acrescenta Torres.
Com mais de 25 anos de história, a Nordtech é líder no mercado de equipamentos para o segmento florestal, graças a sua ampla linha de máquinas e acessórios, com marcas de destaque como Tekna, Oregon, Rhinomec Parts e Duraline.
Durante a Expoforest, a Nordtech irá apresentar soluções inovadoras, que têm como objetivo principal melhorar a produtividade e tornar o trabalho no setor florestal mais eficiente e rentável. Sempre comprometidos em desenvolver equipamentos de alta performance e durabilidade, a marca está em constante evolução para oferecer uma ampla variedade de produtos, abrangendo todas as etapas do processo florestal.
“Acreditamos que esta edição da feira será uma oportunidade valiosa para fortalecer nossa presença no mercado, estabelecer novas parcerias estratégicas e expandir nossa rede de contatos. Nossas expectativas são altas, estamos confiantes de que a qualidade de nossos produtos atrairá a atenção dos participantes e visitantes. Estamos ansiosos para apresentar nossas soluções para o mercado e compartilhar informações valiosas sobre as melhores práticas do setor”, comenta Paulo Menuci, diretor comercial da Nordtech.
A IACO é uma empresa com mais de 10 anos no setor florestal, com escritórios comerciais em Santiago e Concepción, no Chile, e a partir de 2023, com operações em São Paulo, Brasil. Confirmada para a Expoforest, o CEO do Grupo IACO, Enzo Realini conta que o lançamento oficial no Brasil terá a missão de apresentar nossas soluções tecnológicas para Gestão de Riscos, que são desenvolvidas de forma personalizada para cada um dos clientes.
De acordo com ele, as soluções são direcionadas para garantir a segurança de todos os colaboradores e, assim, manter a continuidade operacional da produção, com o objetivo de transformar o risco em valor para os clientes.
“Para toda a equipe da IACO, a Expoforest vai ser sempre um evento especial. Será nossa porta de entrada para um país tão importante como o Brasil, onde poderemos mostrar nossos cases de sucesso em outros países e agora ter sucesso aqui com nossos futuros clientes”, afirma Enzo Realini.