Notícias

BANCO DE DADOS DO SETOR

Uma ferramenta desenvolvida pela Embrapa Florestas (PR) em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) possibilita o acesso, organização e tratamento de bases de dados sobre o setor florestal.

A metodologia utiliza diferentes repositórios de dados secundários. As informações vêm da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO); Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PEVS-IBGE); Produto Interno Bruto dos Municípios (IBGE); Relação Anual das Informações Sociais – Rais (MTP); Estatísticas do Comércio Exterior (Comex Stat); Anuários da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá); e o Valor Bruto da Produção Agropecuária, do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Deral/Seab).

“A metodologia irá permitir melhor diagnóstico do setor, visando a um planejamento florestal em escala regional e nacional, inclusive com detalhamento municipal dependendo da disponibilidade de informações”, declara José Mauro Paz Moreira, pesquisador da Embrapa e um dos idealizadores do trabalho.

A “Metodologia de acesso e análise de dados da cadeia produtiva brasileira de florestas plantadas” utiliza um conjunto de procedimentos informatizados baseados em rotinas desenvolvidas em R, linguagem de programação estatística e gráfica de acesso livre e gratuito.

COMPARTILHE

Leia Também

SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Entre os dias 07 e 11 de agosto, o mundo florestal esteve reunido na região de Ribeirão Preto. O ponto