Notícias

PRAGAS QUE AMEAÇAM A PRODUÇÃO DE EUCALIPTO

Entre as principais pragas que ameaçam os plantios de eucaliptos estão as formigas cortadeiras. De acordo com a Embrapa Florestas, elas são consideradas o principal problema para as florestas de eucalipto no Brasil, em especial as saúvas (Atta spp.) e quenquéns (Acromyrmex spp.). O desfolhamento causado por formigas pode reduzir a produção de madeira no ano seguinte em um terço e, se isto ocorrer no 1º ano de plantio, a perda total pode chegar a 13% no final do ciclo de colheita.

Cupins; lagartas desfolhadoras; insetos da ordem Lepidoptera, que em sua fase larval se alimentam de folhas; besouros desfolhadores; coleobrocas, que são insetos broqueadores; e insetos que sugam seiva, como os psilídeos, as cigarrinhas, os trips e os pulgões também são ameaças consideráveis.

Em Mato Grosso do Sul, uma equipe composta por 43 fiscais estaduais agropecuários e agentes operacionais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), receberam durante o mês de março uma capacitação sobre atualização fitossanitária das principais pragas do eucalipto. O conteúdo foi ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Frederico Wilcken, da UNESP de Botucatu. O objetivo do treinamento foi iniciar as ações de monitoramento das pragas associadas às florestas plantadas, com foco no complexo de lagartas e outras pragas.

Foto: Dalva Luiz de Queiroz/Embrapa Florestas

COMPARTILHE

Leia Também

SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Entre os dias 07 e 11 de agosto, o mundo florestal esteve reunido na região de Ribeirão Preto. O ponto