A maior produtora e exportadora nacional de papéis para embalagens e embalagens de papel inaugurou um terminal próprio no Porto de Paranaguá. A Klabin, iniciou no dia 22 de março as operações do Terminal Portuário Klabin (PAR-01), localizado no cais comercial do porto paranaense.
Com capacidade para receber até um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, a estrutura faz parte do pacote de investimentos em logística da companhia no estado do Paraná. A partir de agora, o descarregamento de celulose de fibra curta e longa, celulose fluff e papel, que vem da Unidade Puma, localizada em Ortigueira (PR), e da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), poderá ser realizado dentro do Porto de Paranaguá.
O terminal abrange uma área de 27.530 m² que foi arrendada pela Klabin por 25 anos. A nova operação traz produtividade e competitividade a Klabin em Break Bulk, modalidade de transporte marítimo de cargas sem a utilização de contêineres, que embarca grandes volumes diretamente na parte interna dos navios.
A localização do novo terminal tem conexão ferroviária direta com a fábrica da Klabin, em Ortigueira. “O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil, além de ser a principal rota de escoamento da produção da Klabin no estado”, disse o diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI da Klabin, Roberto Bisogni.
Foto: Jonathan Campos/AEN