Edição 2011 A primeira edição dinâmica.

A primeira edição dinâmica da Expoforest, foi realizada no município de Mogi Guaçu (SP) e superou todas as expectativas. Um dos diferenciais da feira foi o local: uma área de 118 hectares de eucalipto clonal, pertencente à International Paper. Esta inovação, para eventos florestais na América Latina, garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação, além de experiências com plantios de mudas e outras demonstrações que ocorreram durante os três dias. Com esta edição, a Expoforest se tornou a única feira florestal dinâmica da América Latina.

Com visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, a feira surpreendeu ainda pelo volume de negócios gerados: mais de 100 milhões de reais. Empresas como Jonh Deere, Caterpillar, Ponsse, Komatsu Forest, Tigercat, Noma, Penz Saur, Randon, Stihl, Scania, entre outros comercializaram equipamentos ou máquinas e alavancaram inúmeros negócios pós-feira. Foram mais 158 marcas expostas. O evento contou com visitantes de 743 cidades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e de um público expressivo de estrangeiros de 26 países, entre eles Argentina, Chile, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Suécia, Inglaterra e África do Sul. Isso comprova que os participantes buscam conhecimento sobre novas tecnologias e boas oportunidades de negócios.

Tendo em vista a concretização da Expoforest 2011, no que tange a sua organização e internacionalidade, a Expoforest foi aceita como membro aspirante da FDF (Forestry Demo Fairs), rede internacional de feiras dinâmicas que garantem uma elevada segurança e níveis de qualidade para visitantes e expositores. Participam da FDF, a ELMIA (Suécia), KWF Tagung (Alemanha), Eko-las (Polônia) e a Euroforest (França).