EMBRAPA FLORESTAS NA EXPOFOREST

A Embrapa participa este ano da área dinâmica da Expoforest. A empresa de pesquisa agropecuária montou uma área dinâmica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF. Em 1 hectare, os visitantes poderão conhecer melhor essa estratégia de uso da terra que tem sido incentivada por meio de política pública e linhas de financiamento, colaborando para que o Brasil cumpra acordos internacionais relacionados às mudanças climáticas. As Unidades Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste estarão com pesquisadores e técnicos na área, disponíveis para atender os visitantes e também com mini-palestras a respeito do sistema. Os temas a serem abordados são: Carne Carbono Neutro, SisILPF – software para manejo florestal de precisão em ILPF, bem-estar animal e forrageiras. A agenda das mini-palestras será divulgada no site da Embrapa Florestas nesta terça-feira, 10/04 (www.embrapa.br/florestas).

Ainda sobre ILPF, no primeiro dia da feira, 11/04, às 15h, a Embrapa Florestas lança a série SisILPF, conjunto de softwares para manejo florestal de precisão em ILPF. A partir de quarta-feira, estarão disponíveis softwares para sistemas de integração com eucalipto e pínus. Os visitantes da feira estão convidados para participar deste momento e conhecer o funcionamento do sistema.

A Embrapa também está presente no 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura, evento que é co-organizadora com a Malinovski Florestal. O Presidente da empresa, Dr. Maurício Lopes, é painelista no dia 10/04, às 16h, quando vai discutir os rumos políticos, econômicos e sociais para o segmento de florestas plantadas no Brasil. O pesquisador e articulador de cooperação internacional da Embrapa Instrumentação, Lúcio André de Castro Jorge, ministra palestra sobre utilização de vants na empresa florestal na manhã do dia 09/10. O pesquisador Leonardo Barbosa, da Embrapa Florestas, faz palestra sobre pragas introduzidas em plantios de eucalipto na tarde de 09/04.

A participação da Embrapa na Expoforest faz parte das comemorações dos 40 anos de pesquisa florestal na Embrapa e foi viabilizada pela parceria com Unipasto, Tru Test, Seleção Guzera, Arauco, Associação Paranaense das Empesas de Base Florestal/APRE e Malinovski.