PROJEÇÕES DE MERCADO

O pré-lançamento da Expoforest 2023 aconteceu no dia 08 de dezembro do ano passado e reuniu o grupo gestor da Expoforest, formado por representantes das principais fabricantes de máquinas para colheita florestal. O evento aconteceu na Opera de Arame, em Curitiba, e foi mediado pelo CEO da Malinovski, Ricardo Malinovski.

Ricardo lembrou que o setor vive um bom momento e que os investimentos privados para expansão de áreas florestais e industriais devem atingir R$ 57,2 bilhões até 2024. Os reflexos chegaram ao mercado de máquinas, cuja alta demanda ampliou o prazo de entrega para até 12 meses.

Para Rodrigo Barbosa, gerente de marketing da John Deree, o aumento do nível de profissionalização do setor também é responsável por impulsionar as vendas de máquinas.  “Da mesma maneira, nós, como fornecedores, temos que buscar inovação e tecnologia para atender este mercado, cada vez mais profissionalizado”, defendeu ele. Carlos Borba, gerente de marketing e vendas da Komatsu, concordou e foi além: “O mercado vem se profissionalizando e, além disso, existe muita renovação de frota, que corroboram com os grandes investimentos do setor florestal.”  

Cairon Faria, diretor florestal da Tracbel, lembrou que a demanda pela mecanização no setor florestal acontece no mundo todo, mas com mais destaque no Brasil. “A demanda é mundial, mas no Brasil, 2021 foi um ano impressionante.”

Rodrigo Marangoni, gerente de marketing e vendas da Ponsse, acredita que com o uso sustentável da madeira como matéria-prima deve fomentar ainda mais o crescimento do setor: “Entendemos que em médio e longo prazo, a tendência é de crescimento.” Fernando Campos, diretor da Ponsse Brasil, observou que o mercado de uma forte guinada com a chegada da pandemia. “Nossa carteira de pedidos ruiu nos primeiros três meses. Vivemos um momento de insegurança, mas a partir do segundo semestre de 2020 houve uma retomada. E ninguém esperava uma retomada tão forte.    Este clima otimista para a realização de negócios é o esperado na próxima edição da Expoforest. Então marque na agenda: 24, 25 e 26 de maio de 2023. O Espírito Extreme está de volta!