A catarinense Kolecti atua há 10 anos na prestação de serviços de implantação de pomares, resgate de material genético, polinização, coleta e beneficiamento de sementes de pinus e eucalipto. Confirmada entre as expositoras da Expoforest, a empresa que atende gigantes do setor de base florestal brasileiro, terá os trabalhos de polinização como destaque na feira.
Uma das expertises da Kolecti, a polinização controlada, pode ser utilizada para realizar cruzamentos específicos entre os melhores genótipos, maximizando os ganhos das florestas. “Realizamos desde polinizações, massais, de dialelos e suplementares”, conta Júlio César Soznoski, diretor da empresa.
A tecnologia de aplicação do pólen varia de acordo com a localização das flores na planta, podendo ser feita manualmente, no solo (com quadriciclo); ou em altura, com auxílio de cesta aérea, ou drone. A polinização da Kolecti com drone é realizada em parceria com a empresa norte-americana Dropcopter, que desenvolveu a tecnologia de um dispenser exclusivo, específico para a aplicação de pólen.
A tecnologia de polinização suplementar vem demonstrando resultados surpreendentes no aumento de produtividade e qualidade de sementes e frutos, de espécies florestais, cereais, hortícolas e frutíferas.
“Visite nosso estande na feira e conheça mais sobre essas oportunidades para aumentar a produtividade do seu negócio”, convida Júlio César.
Foto: Kolecti