Notícias

EXPOFOREST RECEBERÁ OS DESTAQUES DO PORTFÓLIO BASF PARA O MERCADO FLORESTAL

A BASF estará na Expoforest 2023, trazendo novidades e apresentando seu portfólio completo para o manejo de florestas de Eucalipto e Pinus.

Além de conhecer os produtos como o Pendulum® Aqua, herbicida pré emergente altamente seletivo à cultura, e o Fastac® 100, formicida eficaz para grandes formigueiros, os visitantes também poderão conversar com a equipe técnica, comercial e saber mais sobre as soluções da BASF para os desafios da silvicultura.

Segundo o último relatório da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a receita bruta do setor florestal em 2021 foi a maior em sua história, chegando a R$ 244,6 bilhões e 9,93 milhões de hectares de área plantada produtiva no país. Esse resultado e a relevância do setor para economia brasileira estão diretamente relacionados ao manejo adequado de plantas daninhas que podem prejudicar a produtividade da floresta.

O herbicida pré-emergente Pendulum® Aqua controla as principais plantas daninhas como Capim-Brachiaria, Capim-Colonião, Capim-Colchão, Capim-Marmelada, Beldroega entre outras. Sua formulação microencapsulada a base d’agua proporciona alto residual em períodos úmidos, e, como é seletivo para Pinus e Eucalipto, pode ser aplicado sobre as plantas, na linha, na entrelinha ou na área total, no estágio inicial da floresta antes das plantas daninhas emergirem do solo.

Segundo a Embrapa Floresta, as formigas cortadeiras são as principais pragas na silvicultura, capazes de desfolhar a floresta de Eucalipto e Pinus, impedindo o desenvolvimento e afetando diretamente sua taxa de crescimento, principalmente em épocas secas. Grandes infestações podem reduzir até 1/3 da produtividade dessas culturas.

Atenta ao desafio de controlar com eficácia as formigas cortadeiras, a BASF desenvolveu o único portfólio do mercado que permite o manejo integrado da praga, com soluções eficientes e diversificadas para mitigar impactos e resguardar a produtividade das florestas. O inseticida Fastac®100 é mais uma alternativa para o controle de grandes formigueiros, paralisando imediatamente toda a operação e controlando de forma rápida a infestação da praga. Flexível no momento da aplicação, o inseticida se torna ainda mais efetivo.

“O mercado florestal brasileiro gera insumos, empregos, movimenta a economia e nos mostra que é possível equilibrar produtividade e preservação do meio ambiente. Boas estratégias de manejo passam pela utilização de produtos adequados, aplicados com segurança e que possibilitam eficácia no controle de fatores que possam, de alguma forma, comprometer a produtividade e a eficiência operacional da silvicultura. Eventos como a Expoforest são grandes oportunidades de alavancar um setor tão relevante e que traz tantos benefícios ao nosso país” comenta Ricardo Zanquettim, gerente de Negócios Florestais da BASF.

COMPARTILHE

Leia Também

SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Entre os dias 07 e 11 de agosto, o mundo florestal esteve reunido na região de Ribeirão Preto. O ponto