Notícias

HEXAGON TRARÁ TECNOLOGIAS DE GESTÃO E ANÁLISE PARA A FEIRA

A Hexagon é uma empresa que desenvolve tecnologia focada em otimizar e integrar todos os processos florestais, garantindo maior precisão e eficiência. Até o ano de 2022, as soluções da Hexagon foram responsáveis por monitorar mais de 5,2 milhões de hectares de florestas plantadas em todo o mundo.

Segundo Ronaldo Soares, gerente florestal da divisão, gestão e análise são as duas grandes demandas do setor. “Na agricultura o foco é o hardware, os produtores têm muito interesse pelos computadores de bordo, pelos controladores, numa operação de gestão em tempo real, pois o ciclo é curto, o que muitas vezes, o tempo de parar e analisar se aplica para o outro ciclo. Já na área florestal, o foco é outro. Como o ciclo é muito mais longo, a floresta é plantada para colher em 7 ou 8 anos, você precisa de processos de análise e gestão muito melhores”, explica.

Essas tecnologias permitem coletar dados das florestas e transformá-los em informações inteligentes, possibilitando planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados. Exemplos são as soluções para monitoramento de máquinas: com suporte de sensores e computadores de bordo instalados no maquinário florestal, é possível monitorar e ajustar processos enquanto eles estão acontecendo. Os sistemas fornecem relatórios detalhados com indicadores de rendimento e comportamento das máquinas, produtividade, área trabalhada, distância percorrida, velocidade, entre outros.

Já os softwares de gestão permitem a análise destes dados para resolução de problemas e aprimoramento de processos, resultando em mais produtividade e lucro. O HxGN AgrOn Gestão Operacional, por exemplo, é capaz de gerar relatórios customizados a partir de dados enviados automaticamente pelos displays das operações florestais. “Ali constam informações como mapas para visualização das características da operação, gráficos com indicadores de desempenho e ferramentas para análise das informações georeferenciadas”, destaca Ronaldo. Outro diferencial apontado por ele é a flexibilidade da solução em relação a customização e integração a outros sistemas. “O mercado florestal não quer solução de prateleira, ele quer solução que possa ser customizada de acordo com as necessidades e características da empresa”.

“Durante a Expoforest, os visitantes terão a oportunidade de testar nosso software no local e até sugerir modificações. Vários dos nossos contatos da área de outros países estão se organizando em comitivas para visitar a feira. Esperamos um público recorde, sem sombra de dúvidas, além de muitos negócios fechados”, projeta Ronaldo.

COMPARTILHE

Leia Também

SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Entre os dias 07 e 11 de agosto, o mundo florestal esteve reunido na região de Ribeirão Preto. O ponto