Sobre a ExpoForest

O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante. Segundo o relatório da Ibá 2022, o País possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.

Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.

A Expoforest – Feira Florestal Brasileira, nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

Em 2011 e 2014 as edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper (atual Sylvamo). Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a feira aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, Região de Ribeirão Preto (SP), também em área da parceira Sylvamo e reuniu 30.654 visitantes, com 240 expositores.

Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

A edição de 2023 da Expoforest ocorrerá de 09 a 11 de agosto. O horário de visitação será das 09 às 17 horas. A expectativa é que a Expoforest 2023 reúna em torno de 300 empresas expositoras e receba cerca de 40 mil visitantes.

___

* É PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS NA EXPOFOREST.

Histórico da Feira

Nos mais de 38 anos de eventos ininterruptos, ligados a Colheita e Transporte Florestal sempre foi discutido entre os vários fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos o sonho de se ter no Brasil uma feira que pudesse apresentar de forma dinâmica a tecnologia voltada para a produção de madeira proveniente de florestas plantadas.

 

Este sonho se tornou realidade na edição de 2011, quando então as empresas parceiras, por meio de um conselho gestor – formado na época por Caterpillar, Komatsu Forest, John Deere e Ponsse – motivaram a concretização da Expoforest – Feira Florestal Brasileira, que foi organizada pela Malinovski se tornando a única feira florestal dinâmica da América Latina.

2008

Onde tudo começou

Edição 2008

Edit Content

No período de 10 a 14 de novembro de 2008, no Expo Unimed Curitiba, em Curitiba, Paraná, foi realizada a 1ª Semana Florestal Brasileira que reuniu o XV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, o 1º Encontro Brasileiro de Silvicultura e a 1ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira. O 3º Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal completou o conjunto de atividades reservadas para o período.

 

Na edição 2008, a Expoforest ocorreu de forma estática, contou com 58 empresas expositoras, recebeu 4.520 visitantes de 16 países, que geraram R$ 40 milhões em negócios.

2011

Primeira edição dinâmica

Edição 2011

Edit Content

A primeira edição dinâmica da Expoforest, foi realizada no município de Mogi Guaçu (SP) e superou todas as expectativas. Um dos diferenciais da feira foi o local: uma área de 118 hectares de eucalipto clonal, pertencente à International Paper. Esta inovação, para eventos florestais na América Latina, garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação, além de experiências com plantios de mudas e outras demonstrações que ocorreram durante os três dias. Com esta edição, a Expoforest se tornou a única feira florestal dinâmica da América Latina.

 

Com visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, a feira surpreendeu ainda pelo volume de negócios gerados: mais de 100 milhões de reais. Empresas como Jonh Deere, Caterpillar, Ponsse, Komatsu Forest, Tigercat, Noma, Penz Saur, Randon, Stihl, Scania, entre outros comercializaram equipamentos ou máquinas e alavancaram inúmeros negócios pós-feira. Foram mais 158 marcas expostas. O evento contou com visitantes de 743 cidades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e de um público expressivo de estrangeiros de 26 países, entre eles Argentina, Chile, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Suécia, Inglaterra e África do Sul. Isso comprova que os participantes buscam conhecimento sobre novas tecnologias e boas oportunidades de negócios.

 

Tendo em vista a concretização da Expoforest 2011, no que tange a sua organização e internacionalidade, a Expoforest foi aceita como membro aspirante da FDF (Forestry Demo Fairs), rede internacional de feiras dinâmicas que garantem uma elevada segurança e níveis de qualidade para visitantes e expositores. Participam da FDF, a ELMIA (Suécia), KWF Tagung (Alemanha), Eko-las (Polônia) e a Euroforest (França).

2014

Terceira edição da feira

Edição 2014

Edit Content

A terceira edição da Expoforest 2014 bateu recordes de visitação nos três dias do evento. Ao todo, a Feira Florestal Brasileira recebeu um público 25.107 visitantes, representantes de todos estados do Brasil e dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Congo, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Hungria, Índia, Itália, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, República Checa, Senegal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela.

 

A Feira Florestal Brasileira contou com 208 expositores que apresentaram suas máquinas e equipamentos de forma dinâmica e estática. Mais de 152 milhões de reais foram negociados em máquinas e equipamentos. Nesta edição a Expoforest se consolidou como a maior feira florestal dinâmica das Américas.

 

Catálogo Oficial

2018

Quarta edição da feira

Edição 2018

Edit Content

Realizada de 11 a 13 de abril, a 4ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira reuniu 240 expositores e 30 mil visitantes em um dos maiores e mais dinâmicos eventos florestais do mundo em 2018.

 

A feira aconteceu em uma floresta de 200 hectares de eucalipto clonal, pertencentes à International Paper (atual Sylvamo), em Santa Rita do Passo Quatro, região de Ribeirão Preto/SP.

 

Durante a feira, os visitantes puderam conferir as novidades nas áreas de atuação dos expositores, que são diversas e incluem fertilizantes, seguros florestais, garras, caminhões e fueiros, serras, herbicidas e fungicidas, drones e VANTs, pneus florestais, softwares de gestão, estações meteorológicas, cabeçotes e implementos, veículos off-road, iscas formicidas, tubetes, sistemas hidráulicos, EPIs, soluções para detecção de incêndios florestais, válvulas e conexões, tecnologias para viveiros florestais e produção de sementes, pulverizadores, máquinas para silvicultura mecanizada, sistemas de telemetria, picadores, trituradores e tecnologias para biomassa florestal – e muito mais.

O que esperar da edição 2023

+ de

0
Hectares de floresta de eucalipto

+ de

Km de Trilhas

+ de

0
Expositores

+ de

0
Visitantes