Notícias

TECNOLOGIAS EM NUTRIÇÃO E FISIOLOGIA PARA SILVICULTURA

A ICL, empresa global líder em minerais especializados, apresentará na Expoforest 2023 tecnologias em nutrição e fisiologia de plantas que vêm fazendo a diferença na silvicultura. Em uma área demonstrativa de cinco mil metros quadrados, voltada ao plantio de eucalipto e bambu, a empresa, que possui uma equipe de especialistas focada em florestas plantadas e os departamentos de P&D e desenvolvimento de mercado que apoiam demandas dos silvicultores, fará, diariamente, dinâmicas com demonstrações de fertilização de florestas via solo e foliar.

“Na área demonstrativa, implantada há um ano pela nossa equipe, com florestas de eucalipto e bambu, apresentaremos o portfólio da ICL voltado para o setor florestal que vem sendo usado, com sucesso, em todas as regiões do país. De maneira geral, temos comprovado ganhos de produtividade de 5% a 10% por hectare e de 10% a 20% na redução dos custos florestais com as nossas tecnologias”, comenta Edimar Scarpinati, gerente comercial da Divisão de Florestas da ICL. A empresa lançará na ocasião, o caderno de resultados da rede experimental, que teve início em 2013 por todo território nacional.

Nas dinâmicas de aplicações de nutrição via solo e foliar, que serão apresentadas na Expoforest, a empresa abordará as diversas possibilidades de manejos nutricionais em florestas, sequência correta do uso de tecnologias e equipamentos, assim como os trabalhos mais recentes desenvolvidos com bambu, usado também na geração de biomassa para produção de energia. “É uma planta que necessita de uma alta quantidade de nitrogênio e nossas tecnologias de liberação gradual, promove uma nutrição equilibrada para a cultura, e reduz os custos operacionais com fertilizações”, explica.

“O sucesso da floresta depende de várias nuances técnicas. A primeira é a genética e o ambiente. Depois vem a qualidade do manejo florestal, da qual a nutrição é uma das grandes responsáveis por maximizar o resultado: 80% de um manejo nutricional bem-sucedido advém de uma correta nutrição via solo, e outros 20% da nutrição foliar”, conclui Scarpinati.

Foto: Paulo Cardoso

 

COMPARTILHE

Leia Também

SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Entre os dias 07 e 11 de agosto, o mundo florestal esteve reunido na região de Ribeirão Preto. O ponto